ECOGRAFIA MORFOLÓGICA DE 1º TRIMESTRE
A ecografia morfológica é um exame que usa ultrassom (sem radiação para o bebé) que é realizado durante a gravidez para avaliar a anatomia e o desenvolvimento fetal.
Deve ser feito por volta da 12ª semana de gestação e é importante porque pode detectar anomalias congênitas e malformações grosseiras e incompatíveis com a vida. Na ecografia, o médico examina cuidadosamente o corpo do feto para avaliar a estrutura e a função de órgãos, membros, sistemas circulatório, respiratório e nervoso. Além disso, mede o tamanho do crânio, do tórax e do abdômen, a quantidade de líquido amniótico a posição da placenta e calcula o peso estimado.
Na morfológica de 1º trimestre calculamos também o risco de:
- Pré-eclampsia, que é a principal causa de morte materna. Se o risco for aumentado, os estudos mostram que prescrevendo um medicamento que se chama Aspirina, reduzimos o risco em 90%.
- Aneuploidias, calculamos o risco de o bebé ter alguma doença cromossómica, como por exemplo a síndrome de Down.
ECOGRAFIA MORFOLÓGICA DE 2º TRIMESTRE
A ecografia morfológica é um exame que usa ultrassom (sem radiação para o bebé), é realizada durante a gravidez para avaliar a anatomia e o desenvolvimento fetal.
Deve ser realizada por volta da 22ª semana de gestação e permite detetar com mais facilidade anomalias congênitas e malformações que podem afetar o bem-estar e a saúde do bebé.
Na ecografia, o médico examina cuidadosamente o corpo do feto para avaliar a estrutura e a função de órgãos, membros, dedos, sistemas circulatório, respiratório e nervoso. Além disso, mede o tamanho do crânio, do tórax e do abdômen, a quantidade de líquido amniótico a posição da placenta e calcula o peso estimado.
Na morfológica de 2º trimestre, calculamos também o risco de:
- Pré-eclampsia, que é a principal causa de morte materna.
- Parto prematuro, medindo o comprimento do colo uterino.